sábado, 27 de dezembro de 2008

Flauta-doce Barroca.

A flauta-doce possui várias vozes, as mais comuns: soprano; contralto; tenor ; baixo. Também há a sopranino, a função destas vozes é de possibilitar a este instrumento atingir várias notas musicais, em média cada flauta-doce consegue atingir duas oitavas, assim, cada voz tem seu início uma quinta ou quarta abaixo em relação a voz acima, isso quer dizer que a flauta-doce contralto possui a sua nota mais grave uma quinta abaixo da nota mais grave da flauta-doce soprano.
A digitação da flauta-doce barroca é diferente da germânia, é sempre importante ver a marcação na flauta, pois dependendo da digitação que foi contruída, a mesma muda um pouco para algumas notas. Para as duas afinações as vozes existem.
A nota mais grave para flauta-doce soprano e tenor é dó, a nota mais grave para flauta-doce sopranino, contralto e baixo é fá. As digitações são as mesmas, mudando apenas o nome e altura para cada voz. Quem aprende a tocar uma voz, sabe tocar as outras, mas é preciso se acostumar pois o tamanho muda de voz para voz.

8 comentários:

  1. OLA,EU COMPREI UMA FLAUTA DOCE,E COMO EU NAO CONHECIA MUIT BEM,NAO PRESTE ATENÇÃO SE ELA ERA GERMANICA OU BARROCA,DEPOIS FOI QUE VI QUE ELA É BARROCA.ELA E MAIS FACIL DE SE APRENDER OU MAIS DIFICIL??
    juliano-1981@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO FAZ MUITA DIFERENÇA SÓ MUDAM ALGUMAS NOTAS, COMO O FÁ AGUDO E SUSTENIDO, E ALGUMAS OUTRAS, MAIS ALGUMAS POSIÇÕES DE NOTAS SÃO MAIS DIFÍCEIS.

      Excluir
  2. Cara, só sei te informar que é Barroca é Muito Melhor que a Germanica.

    ResponderExcluir
  3. A informação que tenho é de as lojas tentam empurrar a germânica primeiro, que é mais facil de aprender, pra depois vc voltar lá e comprar a barroca, que é a flauta que vc vai tocar mesmo lá na frente. Ou seja, pra que aprender na germânica se vc vai ter que passar pra barroca de qualquer jeito? A não ser que vc não queira depois ir evoluindo nas flautas, que não queira tocar flautas melhores.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma flauta barroca e ela uma maravilha sei todas as notas!Isso que tenho somente 8 anos de idade e toco faz 2 meses informo a todos que a flauta Barroca é a MELHOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi,vc pode me ensinar?Ganhei minha flauta ontem e não sei ainda nada sobre as notas musicais,se puder me indicar um site que tenha essas notas mais simplificadas eu agradeço.Meu e-mail é:
      lary2.011@hotmail.com

      Excluir
  5. gente coloca musicas para flauta doce barroca

    ResponderExcluir
  6. PODEM POSTAR TICO TICO NO FUBA DE NEY MATOGROSSO?

    ResponderExcluir